Li esta matéria, e achei muito interessante, pois muitas mulheres deixam tudo o que diz respeito à vida sexual do casal como responsabilidade do homem. Vale lembrar antes de lerem o texto abaixo, que não existe um único responsável, mas os dois fazem parte da construção do prazer, portanto as dicas não são apenas para as mulheres, mas também para os homens. Revezar papéis de iniciativas bem como atitudes para lembrarem do "sexo", provocarem desejo um no outro, seduzir, entre outras questões estreitam o que diz respeito à intimidade do casal tornando muito mais prazeroso um "momento a dois".
Feliz na cama! Tome a iniciativa no sexo
Há mulheres que perdem o desejo sexual espontâneo à medida que a relação se prolonga.
A maioria dos homens hoje prefere que a mulher também tome a iniciativa no sexo ao invés de só ficar esperando ser abordada pelo parceiro. O problema é que, após três ou quatro anos de relação, é normal que a ala feminina não sinta mais aquele desejo espontâneo, ou seja, o tesão que faz com que elas procurem o companheiro na cama.
“É uma queixa comum dos homens o fato de as parceiras não tomarem a iniciativa. Elas dizem que não sentem falta, e isso é normal. Muitas mulheres perdem o desejo sexual espontâneo à medida que o relacionamento vai se prolongando e ele volta a aparecer em situações como um novo parceiro, o reatamento de relacionamento e alguns dias antes ou durante o ciclo menstrual, quando a mulher que não toma pílula anticoncepcional tem muito desejo”, explica o ginecologista e sexólogo Gerson Lopes (editor do site Vinho e Sexualidade).
Desejo
Se a mulher não tem mais o desejo sexual espontâneo isso não significa que ela perdeu a libido totalmente: “Nesse caso, ela passa a ter o desejo sexual responsivo – quando não sente vontade de transar, mas se excita aos poucos, conforme o parceiro começa o jogo sexual”, afirma o especialista.
Mesmo sendo comum, vale a pena se esforçar para recuperar o desejo espontâneo e ser mais feliz na cama. “Ainda que a mulher não sinta falta, é importante tomar a iniciativa. O companheiro também precisa entender que o grande motor da sexualidade feminina é a intimidade. Se sentir conectada e próxima do parceiro faz com que a mulher sinta mais desejo”, diz Lopes.
Para os especialistas no assunto, a mulher que toma a iniciativa na conquista e no sexo acaba provocando a admiração de muitos homens porque sai do lugar-comum, deixa de esperar e mostra o que quer. Isso é positivo no sexo porque indica que ela vai vivenciar o prazer com menos amarras, mostrando para o parceiro do que gosta e também tentando agradá-lo em seus desejos.
Uma responsabilidade dos dois...
Apimente a relação
Cuide-se
Uma relação estável, por vezes, precisa de estímulos. Apimentar a relação e não deixar a relação esfriar não é uma tarefa masculina. Por isso, que tal ficar bonita para o maridão ou namorado e fazer a sua parte? Erotize o seu cotidiano. Varie sempre as lingeries, mesmo quando for só para dormir com ele. Prepare bem o ambiente, com velas e aromatizantes. Use frutas ou um licor para brincar com o parceiro, por exemplo.
Saia da rotina
Viaje
Outra ideia é programar um final de semana diferente, longe de tudo. Apenas vocês dois. Essa é uma forma de esquentar a relação e de mostrar que você está interessada em passar mais tempo embaixo dos lençóis com o seu amor.
Tome a iniciativa
Surpreenda-o
Deixe um bilhete “safadinho” e um óleo comestível sobre o travesseiro, entre no chuveiro para tomar um banho com ele ou ainda aproveite o friozinho, chegando para tomar um bom vinho embaixo das cobertas. Também não espere que o parceiro tome a iniciativa em tudo o que vocês forem fazer na hora da transa.
É verdade que o homem gosta de dominar, mas, muitas vezes, prefere ser submisso diante de uma mulher decidida que o domina e o seduz. E, mais ainda, que mesmo que a mulher não seja assim, na hora do sexo ela saiba ter, sobretudo, uma questão de atitude.
Recupere a libido
Explore tudo
A vontade surge quando você pensa em sexo. Fazer isso mais vezes durante o dia certamente vai ajudar a recuperar a libido. Além disso, procure alternativas de prazer sem chegar logo à penetração. Vocês podem explorar o corpo um do outro com massagens sensuais, toques diferentes e, inclusive, apostar na masturbação até que sua libido volte de vez!
Forçar a barra pode causar fobia ou aversão sexual
A falta de desejo também pode ser algo mais sério, como uma disfunção sexual, que inibe a vontade de fazer sexo, a síndrome do desejo sexual hipoativo (DSH). O problema, além de trazer instabilidade para o relacionamento, prejudica a saúde. “Algumas mulheres fazem sexo por obrigação, com medo de perder o parceiro. Não sabem que, agindo dessa forma, é pior porque correm o risco de evoluir para um quadro mais avançado de fobia ou aversão sexual. É fundamental buscar um tratamento,” alerta o sexólogo.
Matéria de: Daniellla Zanotti - publicada originalmente no jornal A Gazeta - ES de 25/5/2012 no caderno Vida.