Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fugir de abraços podem significar problemas

Hoje é o Dia do Abraço. 

O abraço pode ser considerado gostoso para muitos, mas existem pessoas que se sentem mal quando existe alguma forma de aproximação para demonstração de afeto, ou até mesmo para qualquer contato físico.

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a não gostar de abraçar. Como por exemplo a nossa história, que é uma das principais responsáveis pelo que somos hoje. Desde criança vamos aprendendo a construir conceitos e vivencias através do contexto em que estamos inseridos. Infelizmente, não reproduzimos apenas as coisas boas, mas também as negativas. Ao longo dessa construção, vão vindo estímulos e consequências positivas e/ou negativas, que poderão interferir em como lidamos com as demonstrações de sentimentos e afetos, ou seja, se você se sente a vontade ou não em demonstrar e em receber essas demonstrações de outras pessoas.

Em algumas síndromes um dos comportamentos para o diagnóstico é não gostar de contato físico, como a Síndrome de Asperger e o Autismo. Se essas síndromes não forem tratadas adequadamente por profissionais especializados durante a infância, poderá repercutir em sua fase adulta.

Outros motivos que podem gerar adultos que fogem de abraços, podem ser traumas passados. Como por exemplo, um abuso sexual na infância ou outro tipo de violência. Este pode ocasionar diversos conflitos, e entre eles estão as dificuldades em demonstrar sentimentos, agressividade, a esquiva de situações e de relacionamentos, a fuga da intimidade com o outro, transtornos e dificuldades sexuais, entre outros.

A experiência dentro de casa também reflete em abraçar muito, pouco ou nada. Se uma criança cresce em um ambiente a qual os pais ou cuidadores não se abraçam nunca, e também não o abraçam, certamente quando crescer, não dará tanta importância ao abraço.

Casais, ao longo do tempo em que estão juntos, vão perdendo o hábito de se abraçarem.

O abraço é uma demonstração de afeto. É considerado por muitos um aconchego, um comportamento que pode amenizar qualquer sofrimento. 

Não deixem o abraço se extinguir da vida de vocês. O abraço faz bem a nossa saúde e faz bem ao outro. Nos dá sensações prazerosas. Abraçar pode diminuir o estresse, a ansiedade e o medo... Também aproxima pessoas estreitando a intimidade.

Durante um abraço, a empatia precisa estar presente para ser gratificante, ou seja, precisa ser sincero e com confiança, e através do abraço é capaz de unir sentimentos positivos, sejam eles passados entre pais e filhos, amigos, familiares, namorados, casados...

Analise como você se comporta e o que você sente quando recebe um abraço de pessoas que você gosta. Caso perceber que sente algum tipo de desconforto, procurar uma ajuda de um psicólogo pode ajudá-lo a decifrar e a buscar meios para lidar com essas situações.

Abraçar faz muito bem, portanto, um grande abraço a todos os leitores!

Psi. Adriana Visioli

23 comentários:

  1. Eu meio que travo até pra abraçar meus pais, eu gosto de abraço, porém foram tantas coisas ruins, traumas causados por bullying, pelo menos vi que isso é um problema agora. :,)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu destrato abraços, exceto os da minha filha e marido

      Excluir
  2. nem sempre é um problema talvez oque a pessoa passou durante toda sua vida ela só não esteja acostumada com abraços e quando vai abraçar alguém inconscientemente pode parecer vergonhoso ou só e estranho mesmo. mas sempre temos que desconstruir nossos conceitos que achamos não serem tão bons.

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente sou travado em abraçar até minha namorada, ela até reclama que não gosto dela, pra me não tem nada aver, mas entendo ela, eu não gosto de abraços, não passei por traumas na infância, nenhum tipo de violência, simplsimplismente não gosto!

    ResponderExcluir
  4. Sinto um desconforto em abraçar meus pais..... esposa ....sobrinho e irmãs.
    Porquê sou assim?

    ResponderExcluir
  5. Cara e realmente nao gosto de abraço ou contato fisico apenas com minha mae e so quando EU quero abraçar ela caso contrario me da raiva me sinto forçada e ela sabe disso. Tipo os outros tbm ai eles vem me tocar ja empurro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq? Quero muito entender isso...

      Excluir
    2. Ta faço isso! Nao gosto q me toquem ou q me abraçem,nao gosto dessas pegaçao,nao gosto de abraços sou muito cobrada nisso,mas tenho raiva de quem me abraça aforça!

      Excluir
    3. Eu não gosto que me abraçem que me apertem me da uma sensaçao horrivel, abraço so é bom quando eu acho que devo abraça alguem caso contrario é horrivel pra mim

      Excluir
  6. Muito raso... Tenho interesse em saber do assunto para entender se é por causa de relacionamento materno-narcisista...

    ResponderExcluir
  7. Eu até gosto de abraços, mais as vezes fico fugindo de Quem eu gosto e evito o máximo de abraçar alguém,não sei pq, Pois sempre gostei muito de abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Não gosto que fiquem me passando a mão, sinto nervoso, não tenho problema em receber abraço, meu problema é de ficar me passando a mão, carinho mesmo. Alguém senti isso? Não gosta de carinho? Estranho né?!

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto de abraços, me sinto desconfortável. Por isso eu não abraço mais ninguém e não deixo me abraçarem.

    Tenho Asperger.

    ResponderExcluir
  10. Odeio carinho! Gosto apenas que coloquem a mão em mim e deixem inerte... Mas quando começa o movimento de carinho eu não suporto!! Só meus filhos podem!

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de abraçar ninguém seja namorada ou parente aliás nem namorada não tenho ufa

    ResponderExcluir
  12. Michael Carvalho Silva19 de novembro de 2019 às 15:35

    Não gosto que ninguém me beije e me abrace e muito menos ponha a mão em mim, ainda mais sem a minha permissão.

    ResponderExcluir
  13. Seila tenho tanta dificuldade deficuldade


    de abraçar , principalmente meus parentes,em especial minha mãe e meu pai,tenho 22 anos de idade ,e nunca os abracei mim sinto tão mal por isso,e também odeio quando chega alguém em casa,gosto de ficar sozinha,isso as vezes mim faz mim sentir horrível

    ResponderExcluir
  14. A minha esposa não gosta de abraço nem beijo menos de fazer sexcos Se que tem problema. E quando falo fica quieta muito dificio.

    ResponderExcluir