A sociedade atual está se tornando cada vez mais liberal em relação às questões ligadas a sexualidade humana, sendo que está cada vez mais precoce homens e mulheres apresentarem questões ligadas a sua vida sexual. A preocupação em ter uma qualidade de vida saudável está cada vez mais presente, e a atividade sexual satisfatória tem se incluído nesta qualidade de vida. O desejo é a primeira fase para se ter uma experiência sexual satisfatória. Porem nem sempre o desejo sexual faz parte da vida das pessoas, sendo muito comum o interesse por sexo diminuir devido a alguns fatores inibidores.
O desejo sexual pode ser comparado à fome, ou seja, é uma sensação que a pessoa experimenta e estará disposta para qualquer situação que envolva a comida, e o desejo sexual é uma experiência (apetite) que dá o impulso para a pessoa buscar ou ficar receptiva a qualquer estímulo sexual. Existem inúmeras causas que geram uma inibição do desejo, dentre elas ressalta as de ordem psicológicas, como a ansiedade e o estresse.
O estresse provoca inúmeras reações no organismo das pessoas (a depender de cada indivíduo). Uma pessoa estressada não consegue focar sua dificuldade no problema, gerando confusões, deixando sem condições de perceber o que a está perturbando e como enfrentar essa dificuldade, atrapalhando de maneira significativa.
Por existirem inúmeros fatores causadores de estresse, e diferentes reações em diferentes pessoas, fica difícil de afirmar que todos que estiverem em situações estressantes terão uma diminuição da libido, porem considerando que o desejo sexual dependerá da qualidade de vida, situação e contexto, quando estes não estão sendo favoráveis para a mesma, poderá interferir em outras situações na vida dela, se distanciando de situações que antes eram prazerosas.
Existe uma interferência do estresse quando este não é enfrentado de maneira que a dificuldade é solucionada, trazendo inúmeras preocupações para a pessoa estressada, não conseguindo se concentrar nas sensações eróticas, “perdendo” pensamentos que a levem a ter o desejo sexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário