Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

O que é Terapia Sexual?

A Terapia Sexual é uma terapia focada nas inadequações sexuais. Essas inadequações podem ser as dificuldades / problemas sexuais ou alguma disfunção sexual, e que podem ocasionar conflitos pessoais ou conflitos no relacionamento do casal.
As disfunções sexuais (ou também chamados de transtornos sexuais) são as alterações nas fases das respostas sexuais. As fases são o desejo, a excitação e o orgasmo. 
   
       CICLO DA RESPOSTA SEXUAL MASCULINA                                          CICLO DA RESPOSTA SEXUAL FEMININA















As disfunções do desejo sexual, sendo este hipoativo, ou seja, que existe uma diminuição deste desejo ou ele é inexistente. Também existe o desejo hiperativo, que é caracterizado pela falta de controle sobre a motivação sexual, surgindo espontaneamente, e a pessoa fica excitada mesmo sem uma estimulação sexual externa.
As disfunções da excitação são representadas pela dificuldade de ereção nos homens, e de lubrificação nas mulheres.
As disfunções do orgasmo são caracterizadas pela ejaculação precoce (prematura/rápida), e pela ejaculação retardada nos homens, e nas mulheres pela anorgasmia (falta de orgasmo).
Outras disfunções que também são importantes  são a dispareunia e o vaginismo.  As duas disfunções  podem existir mesmo na presença do desejo, da excitação  e do orgasmo.
A dispareunia é uma dor persistente  ou recorrente que a mulher sente associada com o intercurso vaginal (penetração).
O vaginismo é caracterizado por contrações involuntárias da musculatura da vagina, impedindo quase sempre ou sempre a penetração, causando desconforto pessoal.
Além das disfunções sexuais, outros problemas podem gerar inadequações sexuais, sendo freqüente a procura pela terapia sexual. Dentre eles se encontra a discordância sobre a freqüência sexual, quando um dos parceiros tem mais apetite sexual que o outro. Quando existe também a discordância sobre a realização de um tipo específico de atividade sexual, por exemplo, quando um quer fazer sexo oral ou anal, e o outro não quer.
Outras inadequações são os conflitos de identidade sexual, orientação sexual, dificuldades em iniciar e/ou manter um relacionamento afetivo, entre outros.
A insatisfação com a qualidade da vida sexual também levam muitas pessoas a procurarem a Terapia Sexual, pois a Terapia Sexual melhora a qualidade do relacionamento como um todo, incluindo no aspecto sexual que trabalha desde a auto-estima do casal até os bloqueios que impedem a livre expressão da sexualidade.
A Terapia Sexual beneficia tanto casais como também pessoas sem parceiro sexual, sendo que quando existe este parceiro, mesmo ele sendo sexualmente saudável, é importante que ele também participe da terapia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário