“ Todo mundo fica na fila da loteria esportiva pra apostar e querer ganhar um prêmio maravilhoso, não é? A Kássia foi meu prêmio e por ela, eu mudei, porque ela é tão preciosa que, se eu não mudasse para melhor, eu poderia perdê-la, e isso eu não queria de jeito nenhum”
As palavras não são exatas, mas o conteúdo é o mesmo: quando algo é realmente muito importante na nossa vida, ou nos adaptamos ou nos vemos na necessidade de mudar, para não perdemos aquilo que precisamos tanto. Pode ser fazer a poupança para comprar um carro, uma casa, pode ser para ter o amor da sua vida.
Mas com sentimentos somos mais “problemáticos” porque muitos confundem ter que mudar com algo que vai mexer com seu brio, seu orgulho, sua personalidade, seu caráter.
Muita gente não percebe que ao aceitar a mudança, poderá mudar para melhor.
Muitos leitores me pedem ajuda para “mudar” a pessoa, para que o parceiro goste mais dela, que a parceira seja mais compreensiva, e por aí vai. Mas será que você realmente tem valor na vida dessa pessoa? Será que você não sabia como ela era e insistiu em um relacionamento que no futuro, não tinha como dar certo?
Muita gente com seu orgulho besta perde quem ama e só percebe quando não tem mais como mudar o passado, quando já feriu, maltratou, humilhou. E não precisa ser agressão física não, a que mais machuca é a falta de interesse em parar para poder compreender, se por no lugar da outra pessoa. O ser humano é egoísta por natureza, pensa no seu amor, no seu sofrimento, mas não se põe no lugar do outro, porque acha que o que sente é sempre mais importante.
No texto do psicólogo Alexandre Santucci “Pessoas não mudam, se revelam” temos um exemplo disso. Muita gente se casa, namora, fica junto com alguém, achando que essa pessoa vai mudar por ela, por amor, porque o amor tudo muda. Mas esquece que o amor é um sentimento que pode ser diferente para um ou para outro. Portanto, não faça apostas no escuro. Como disse no início, as pessoas têm que mudar se realmente sentirem que estão erradas e se não mudarem vão perder algo muito precioso.
Não adianta mandinga, macumba, reza brava, simpatia. A pessoa só vai mudar se valer à pena a mudança. E muitas vezes, você superestima o valor que achava que tinha na vida dessa pessoa.
Então, se dê valor e não corra atrás de quem lhe trata mal, lhe despreza, que não tem os mesmos objetivos em comum, porque é sofrimento em vão. Não insista naquilo que não vale a pena, mas antes, tente entender o lado de cada um. Ficar junto para sofrer só se for de interesse próprio e se você realmente gosta de sofrer, aí é um problema de ordem psicológica.
Georgia Maria
Olá Adriana,
ResponderExcluirParabéns pelo blog, está realmente bacana, repleto de informações.
Aproveito aqui para agradecer a postagem que me referência e informar que o site Sexo e Relacionamentos sairá do ar nos próximos dias.
Meu trabalho continua em um novo endereço: http://sernodiva.blogspot.com.br/
Mais uma vez Obrigado e PArabéns!
Agora no instagram https://www.instagram.com/sernodiva/
ResponderExcluir