Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Amor versus Afinidades no Casamento

Será que apenas o amor é capaz de manter um casamento feliz? Muitos diriam que sim, que para ter uma boa convivência basta amar. 

O amor e o desejo são muito importantes, mas as afinidades também precisam estar presentes. Afinidades estas que levam o casal a gostar de conversar, de serem companheiros nas atividades, de compartilharem experiências, respeitar, admirar e aprender com o outro, entre tantas outras coisas que ajudam o casal a estarem sempre unidos.

O sentimento de paixão, de amor transforma a vida das pessoas. Preenche e adiciona detalhes na vida e no relacionamento. Porem se simplesmente amar fosse o suficiente, seria muito fácil, simples demais para definir o sucesso do casamento. 

Com o passar dos anos, o amor e o desejo mudam de intensidade. Mesmo existindo, vão surgindo dificuldades, que vai ajudando nesta variação da intensidade do sentimento. E nestes momentos serão as afinidades que farão com que o casal queira continuar um ao lado do outro, compartilhando momentos, conversando, e até mesmo, se divertindo.

Quanto mais o casal compartilha histórias, constrói sua própria história, sendo cúmplices um do outro, fica muito mais fácil de ampliar o diálogo, a troca e a parceria, ou seja, através da convivência o casal precisa saber que dependerá de cada um para estabelecer a afinidade e ser capaz de manter o amor e a vontade de estarem sempre juntinhos, independente do momento em que o casal está transitando.

Antes do casal decidir se unirem, é importante cada um analisar algumas questões, que podem ajudar a definirem se realmente estão prontos para casar.

A primeira questão é refletir sobre o que deseja no relacionamento. Muitos casam para sair de casa, outros porque não querem mais ficar longe daquela pessoa. Analise você qual é o seu desejo, e suas necessidades também. É de real importância cada um saber o que está buscando, e onde quer chegar assumindo este compromisso. Outra questão para refletir é se você, independente do outro, acredita nesta relação, ou seja, acredita que pode dar certo. Deverá estar ciente que terá um investimento afetivo e financeiro, e acreditar que vale a pena estes investimentos. E por último saber se está preparado para enfrentar desafios. Um relacionamento traz consigo uma rotina ( que muitas vezes precisa ser quebrada), conflitos e dificuldades com o diferente. É importante saber reconhecer o erro e estar disposto a aprender com ele, e também aprender com a outra pessoa.

Como tudo na vida tem suas dificuldades, o casamento não poderia ficar por fora. Porém o casamento pode ser maravilhoso se o casal começar esta vida juntos sabendo o que querem, buscando seguir um caminho juntos. 

Diferenças todos temos, mas as afinidades também podem ser construídas ao longo da convivência.  

Mas o importante é não esperar casar para buscar estas afinidades, ou esperar que elas "caiam do céu". A busca contínua vai definir o que realmente vale a pena!

Psi. Adriana Visioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário