Hoje é o dia do orgasmo, e nada melhor do que esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas trazem consigo, mas tem vergonha de perguntar.
O que é orgasmo?
O orgasmo é a uma fase do ciclo da resposta sexual. É um momento em que a pessoa consegue chegar ao intenso prazer sexual ( clímax ). Pode ser experimentado tanto por homens como por mulheres.
Quando o homem ejacula é o mesmo que dizer que ele está tendo um orgasmo?
Não, o homem pode ter um orgasmo ao mesmo tempo em que estiver ejaculando, porém a ejaculação e o orgasmo são reações distintas, ou seja, um homem pode ejacular sem ter o orgasmo, ou ter um orgasmo sem ejacular. A ejaculação é um fenômeno mais mecânico, em que o líquido ejaculatório migra de um local para outro por meio de uma pressão. O orgasmo são fenômenos corporais e neurofisiológicos. A sensação ejaculatória pode provocar no homem muito prazer.
Como acontece o orgasmo?
Para ter um orgasmo, é necessário que a pessoa esteja com um nível de excitação elevado, mantendo-o por um período neste nível. Ele se inicia no cérebro. No orgasmo, acontecem várias contrações musculares, e sensações de euforia ( o que muitos associam a "explosões" internas ). Essas sensações vão variar de intensidade em diferentes relações.
Como saber se você teve um orgasmo?
Não existem regras, até porque cada organismo reage de uma maneira. Algumas respostas físicas podem auxiliar a saber se teve ou não um orgasmo, como as contrações musculares, principalmente na região pélvica. A sensação de "apagão", ou seja, que saiu da terra por alguns instantes, também indicam o orgasmo. Porém, é sempre necessário cada um se auto-observar, se conhecer, pois só assim saberá como seu organismo vai responder a um orgasmo.
O homem pode sentir as contrações internas da vagina quando a mulher está tendo um orgasmo?
Nem sempre. Vai depender da intensidade dessas contrações, e também da musculatura. O pompoarismo ajuda a fortalecer a musculatura interna da vagina, podendo refletir nessas contrações, tornando-as mais intensas, podendo assim o homem sentir um pouco essa contração, mas nem sempre ele perceberá.
A mulher tem ejaculação?
Há muitos questionamentos sobre a ejaculação feminina. O líquido que sai da vagina durante a relação sexual geralmente é um lubrificante produzido pelo organismo da mulher para melhorar e facilitar a penetração ( é involuntário ), e quando a mulher tem o orgasmo, por conta das contrações, esse líquido é expelido em maiores quantidades.
É normal o homem após ter um orgasmo perder a ereção?
Após a ejaculação, vem uma fase do ciclo da resposta sexual que é o período refratário. Este período varia de indivíduo para indivíduo, mas a média é de 30 minutos. Neste período refratário, ocorre como se fosse uma "queda" da adrenalina, ocasionando uma perda da ereção. É necessário o homem aguardar este tempo, e a parceira compreender, para que o corpo do homem volte a responder aos estímulos sexuais. Passado este tempo, e se ainda houver o desejo sexual e estimulação suficientes, pode voltar a ter uma nova ereção.
A camisinha dificulta a chegada do orgasmo nas mulheres?
Não, a camisinha pode até facilitar, pois diminui a preocupação de engravidar e/ou de contrair uma doença sexualmente transmissível, deixando-as totalmente focadas na relação sexual e no prazer.
O que são os orgasmos múltiplos?
São várias sensações de orgasmos ( contrações, euforia...) uma seguida da outra. Os orgasmos múltiplos são vantagens apenas das mulheres, e acontecem quando mantêm a excitação por um tempo mais prolongado, mas para que isso aconteça é necessário ter vários estímulos sexuais para que a excitação não diminua.
Eu posso não ter um orgasmo por fatores emocionais?
Sim. Experiências passadas contribuem para a construção da sexualidade de cada indivíduo, bem como dificuldades atuais também podem estar interferindo. É importante a pessoa identificar esta dificuldade, e buscar ajuda de um profissional qualificado nesta área da sexualidade.
Eu posso não ter um orgasmo por fatores emocionais?
Sim. Experiências passadas contribuem para a construção da sexualidade de cada indivíduo, bem como dificuldades atuais também podem estar interferindo. É importante a pessoa identificar esta dificuldade, e buscar ajuda de um profissional qualificado nesta área da sexualidade.
Por que é mais fácil a mulher ter um orgasmo com estimulação do clitóris do que com a penetração?
A mulher precisa de um tempo maior para se excitar comparando com os homens, por isso a importância das famosas preliminares. Quanto mais estímulos sexuais, jogos sexuais, mais fácil será para a mulher se excitar. E o orgasmo é o clímax dessa excitação. O clitóris por ser um órgão externo, e fácil de tocar (friccionar), acaba sendo o artista principal para se chegar ao orgasmo, também por ter uma vascularização e enervação capaz de proporcionar muito prazer à mulher. O clitóris sendo bem estimulado, e após isto acontecer uma penetração, a mulher pode sim ter um orgasmo vaginal. É importante ressaltar que todo tipo de orgasmo é bom, basta a mulher se deixar levar pelos estímulos do parceiro. Existem posições que facilitam a mulher a ter um orgasmo vaginal, como por exemplo ela por cima, o que facilita a ter um melhor controle de fricção do clitóris no púbis ( parte superior ao pênis) do homem.
Existem exercícios que os homens podem fazer para intensificar o orgasmo?
Existem. Os músculos pubococcigeos ( que sustentam o pênis), se fortalecidos, podem aumentar o tempo de controle ejaculatório, e como após a ejaculação o pênis perde a rigidez, a ejaculação mais tardia aumenta o tempo da ereção, podendo aumentar assim o tempo da sensação orgástica. Geralmente esses exercícios são passados por sexólogos.
Existem exercícios que facilitam a mulher a ter um orgasmo?
Sim. Em primeiro lugar, conhecer seu próprio corpo. Se auto-observar sem olhar crítico facilita a mulher a se sentir mais segura; descobrir onde e como gosta de ser tocada; ter intimidade com seu próprio corpo; descobrir sensualidades; exercícios do pompoarismo... enfim, existem diversas técnicas que as mulheres podem estar colocando em prática para se sentirem com uma auto-estima mais elevada, se sentindo mais confiantes, sendo capaz de deixarem se entregar e receber prazer.
Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para perguntar, e assim que possível estarei respondendo!
Psi. Adriana R. de C. Visioli
Psi. Adriana R. de C. Visioli