Frequentemente aparece na mídia (escrita e televisiva) sobre algum casal "famoso" que está em crise, e quando reaparecem os dois juntos, voltam na notícia dizendo que eles não estão mais em crise, ou que foi "boato".
Mas será que uma crise é capaz de separar um casal? É isto o que as reportagens passam aos leitores e telespectadores, que quando um casal está em crise, não podem mais estar juntos.
O que é uma crise dentro do relacionamento?
A crise nada mais é que uma dificuldade que o casal está vivenciando. Pode ser apenas uma fase em que o casal está transitando, como pode ser algo que causará um rompimento na relação. Tudo dependerá de como o casal irá conduzir esta dificuldade.
Todo relacionamento passa por crises, e pode ter certeza que não será apenas uma, a menos que o relacionamento não se prolongue, pois todas as pessoas possuem dificuldades, problemas a serem resolvidos no seu dia-a-dia, sejam eles pessoais, profissionais e amorosos, e que acabam interferindo de maneira negativa na relação do casal. Há também as experiências e aprendizados individuais que podem gerar conflitos.
Independente do/s motivo/s da crise, é importante o casal olhá-la como sendo uma fase de aprendizado e adaptação, pois só assim o casal conseguirá transpor a crise sem ignorá-la, mas enfrentando os erros, para melhorar no futuro. Quando ela é ignorada, pode acabar piorando a situação, pois poderá retornar de uma maneira mais intensa.
Portanto, crises podem sim separar um casal, mas não é regra!
Momentos difíceis existem tanto para casais como para pessoas solteiras, a única diferença é que o casal compartilha suas dificuldades (seja direta ou indiretamente.
Enfim, a melhor maneira de transpor momentos de crise é enfrentando a dificuldade juntos, através de comunicação e mudança no comportamento negativo ( é aquele comportamento que estará atrapalhando a convivência do casal ).
Avalie o que está acontecendo e busque melhorar. Não deixe que a crise se prolongue a ponto de não conseguir mais "dar conta do recado". E caso não conseguir identificar onde está o problema, e/ou como amenizá-lo, um psicólogo pode estar ajudando-o ou ajudando o casal.
Psi. Adriana Visioli
Parabéns, excelente texto
ResponderExcluirMuito obrigada Giuliane. É sempre bom receber o carinho dos leitores!
ExcluirUm abraço
Adorei a matéria amiga..
ResponderExcluirObrigada Fátima! Se quiser que eu publique algo, me mande por e-mail!
Excluir