Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

AS MENTIRAS NO RELACIONAMENTO

Como hoje é o dia da mentira, que tal falarmos sobre as pequenas mentiras que vamos contando no dia a dia para nosso (a) companheiro (a) ? 

Analisando e refletindo sobre inúmeros relacionamentos, e como o ser humano possui a capacidade de alterar algum acontecimento, resolvi me aprofundar um pouco mais no assunto.

A mentira nada mais é quando alguém diz algo que seja falso, e claro, com o objetivo do outro acreditar. Mas não é apenas dizer algo que não seja verdadeiro, pois uma pessoa pode dizer sem saber que não é verdade, ou seja, só é considerado mentiroso aquela pessoa que sabe que não é verdade aquilo que está contando, e mesmo assim passa aquela informação ao outro.

Conversando com algumas pessoas, estas incluem a omissão como sendo uma forma de mentir. A omissão não é considerada uma mentira, pois omitir significa não falar nada, a não ser que alguém pergunte e a pessoa que estiver sendo questionada faz gestos que induzem a outra pessoa a acreditar naquilo que não é verdade.

O que acontece, é que tanto a mentira como a omissão possuem a mesma consequência: a falta de confiança.

É muito comum nos relacionamentos encontrarmos casais que no dia a dia acabam modificando alguma coisa que já aconteceu, ou que irá acontecer. Mas estes casais não param para pensar o quanto estes comportamentos podem atrapalhar no relacionamento.

Mentiras que uma pessoa pode considerar sem importância, para a outra pode ter uma importância mais elevada, gerando problemas bem maiores do que se a pessoa que mentiu tivesse enfrentado a verdade. Muitos fogem da verdade, mas é através dela que a confiança é construída.

Pequenas mentiras são aquelas que a pessoa não considera grave a ponto de gerar uma briga grande ou até de terminar o relacionamento, mas mentem por algum motivo, seja pelo casal não ter uma comunicação de qualidade no dia a dia, por medo da reação do outro, desse outro desaprová-lo, por receio de gerar alguma discussão, enfim, resumindo a maioria das vezes a mentira no relacionamento se baseia no medo de gerar conflitos. 

A mentira sempre tem um antecedente, mas nem sempre este antecedente vem do outro, ele pode vir da própria pessoa que mente. 

Antecedentes que partem do outro, seriam aqueles comportamentos que o mentiroso não gostou que o outro teve, portanto mente para não acontecer novamente. E os antecedentes do próprio mentiroso são inúmeros, pois dependerá da história de vida dessa pessoa, do aprendizado, e do contexto em que está inserido no momento. Mas vale ressaltar que ambos são errados, e atrapalham muito o relacionamento.

A pessoa aprende a mentir, e a partir do momento que ela percebe que mentir faz ela se esquivar dos problemas, a mentira vai se tornando presente cada vez mais na vida dela, e quando o outro percebe, pode gerar consequências muito ruins, como a falta de confiança, que é algo essencial para um relacionamento saudável. 

Resumindo: pequenas mentiras frequentes podem gerar grandes mentiras no futuro.

A pessoa que mente deixa o outro se sentir inseguro, e uma pessoa insegura dentro do relacionamento é capaz de se sentir muito mal, a ponto de colocar um ponto final nesta relação, ou de trazer muito mais conflitos que poderiam ser evitados com a verdade. Saber enfrentar a verdade é um desafio para a busca da felicidade do casal.

A pessoa que descobre que o outro mentiu, seja mínima esta mentira, já poderá deixá-la preocupada que outras mentiras virão, mesmo não acontecendo. Mentiras destroem a confiança, e a desconfiança destrói o relacionamento. 

A pessoa mentirosa também se sentirá mal, pois não será levada a sério, mesmo quando falar a verdade.

Mesmo um casal perdendo a confiança um pelo outro, é possível resgata-la, mas sempre com a  verdade. 

Assumir as consequências de algo errado faz a pessoa ser mais digna a ponto do outro reconhecer. Portanto, ao invés de mentir ou esconder, ainda a conversa verdadeira é a melhor aliada para uma convivência sem problemas.

E caso você não consiga parar de mentir, busque ajuda de um psicólogo!

Psi. Adriana Visioli

10 comentários:

  1. Ηellо, I ωant to subѕсribe for this
    web site tо get moѕt up-tο-date updаtes, thus wheгe can i do it
    please help.

    Also vіѕit my webpаge - having hemorrhoids

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, in the right corner of the page has an item for you to put your e-mail, so you will always receive the posts when I write them. You may also be sharing the articles of the site through the sharing buttons just below the posts. Any questions do not hesitate to ask. Thank you for following my blog.
      Psi. Adriana Visioli

      Excluir
  2. Somеone necessaгily help to mаke sevеrely posts I would state.
    Τhis is thе fіrst tіme I frеquеnteԁ уour
    web page and up to now? I surprised wіth the anаlysis yоu made to make this paгticular publіsh incredіble.
    Wonԁerful jоb!

    Visit my ωeb blog: cystic acne

    ResponderExcluir
  3. Kеep on wгiting, greаt jοb!



    Feel fгee to ѕurf to my web-site ... chatroulette Series

    ResponderExcluir
  4. As the admin of this sіte is working, no heѕіtation ѵery soοn it will bе wеll-knоwn,
    due tο itѕ qualіty contents.


    Here iѕ mу webρage - Social media Sites

    ResponderExcluir
  5. Tenho usado um programa ótimo para monitorar o celular é o pc da minha namorada : https://www.syncsoft.com.br/ esse programa é muito bom recomendo a vocês .

    ResponderExcluir
  6. A verdade sempre será o melhor caminho!

    ResponderExcluir
  7. Ele não deixava eu ver as mensagens do celular dele, até eu usar o programa espião da https://www.syncsoft.com.br/ e ver tudo, descobri que ele apagava tudo no caminho de volta do trabalho para casa, combinava horários. Eu vi a onde ele estava em tempo real.

    ResponderExcluir
  8. Umas das piores dores é da traição, mais graças a esse app espião www.syncsoft.com.br e www.espiao.com.br conseguir descobrir tudo e me livra do mentiroso do meu ex namorado

    ResponderExcluir