Se você ficar sabendo de alguma criança ou adolescente que esteja vivenciando algum tipo de abuso ou exploração sexual, não fique quieto, denuncie, ligue 100. Não conseguiremos acabar com estes comportamentos, mas se cada um fizer a sua parte, será menos uma criança ou adolescente a passar por esta situação.
O abuso sexual é uma violência, que pode forçar ou induzir a criança ou o adolescente a aceitar que o abusador pratique alguns comportamentos, podendo haver toque físico ou não.
No toque físico pode ser através de carícias (beijos, passar a mão nos órgãos genitais e nos seios), sexo oral, podendo até chegar na relação sexual (vaginal ou anal). Sem o toque físico, o abusador se contenta em observar a vítima nua. Também pode expor seus órgãos genitais para a vítima, entre outros comportamentos que envolvem a sexualidade do abusador e do abusado.
O abuso sexual causa consequências graves, como traumas, ficando para o resto da vida, interferindo no desenvolvimento da sexualidade, como também pode acontecer uma gravidez ou contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Converse sempre abertamente com seus filhos, explique que se alguém tiver algum comportamento com ele que seja suspeito / estranho, para conversar com você. Ignorar o assunto só reforça o comportamento do abusador.
Não deixe isso acontecer, e caso aconteça, investigue e denuncie!
Psi. Adriana Visioli
Nenhum comentário:
Postar um comentário