Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Hoje (dia 1 de dezembro) é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

foto divulgação
Para quem não sabe o que significa a palavra AIDS, significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocado por um vírus chamado HIV.


Nem todos portadores do vírus HIV tem AIDS. 

Existem muitos soropositivos que podem viver anos sem apresentar os sintomas da AIDS nem desenvolver a doença. Mesmo assim, as pessoas com soropositivo precisam se cuidar, pois poderá transmitir o vírus para outra pessoa através de relações sexuais desprotegidas, compartilhando seringas contaminadas, machucados (contato com sangue contaminado), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para filho durante a gestação e amamentação.

A transmissão do vírus HIV pode ser evitado. 

Não existem riscos de contrair o HIV no convívio familiar, social ou profissional. Por isto não precise ter medo se de conviver com pessoas que tenha o vírus ou a AIDS.


Sempre que for ter relação sexual (vaginal, anal ou oral) utilizar a camisinha de maneira adequada. Sabendo utilizá-la a possibilidade de um rompimento do preservativo diminui.
Tente ter sempre uma relação sexual segura, sem entrar em contato com o esperma, a secreção vaginal ou o sangue.
  • Caso precisar realizar uma transfusão de sangue, exija o teste realizado com o mesmo.
  • Dê preferência a seringas e agulhas descartáveis, e jamais compartilhe-as.
Lembre-se que estes cuidados não devem ser tomados apenas com quem não tem o vírus, mas por todos, principalmente com que já contraiu o vírus HIV.

Os primeiros sintomas do vírus são muito parecidos com uma gripe, como febre e mal estar. 

Após isto, o vírus vai sofrendo mutações, mas que não enfraquece o organismo da pessoa, este período pode durar anos. Ele se chama assintomático. As células de defesa começam a serem destruídas, e o organismo da pessoa começa a ficar fraco, podendo ficar mais vulnerável a infecções comuns. Os sintomas mais comuns são febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. Como o organismo vai sofrendo uma baixa da imunidade, poderá começar a aparecer outras doenças (hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, câncer, entre outros). E com isso atingirá o estágio mais avançado do vírus, a AIDS. 

Por isso quando uma pessoa contrai o vírus HIV, ela precisa se cuidar ao máximo, levantando sua imunidade, tendo uma qualidade de vida saudável para que não chegue a este último estágio.


Faça sempre relação sexual com segurança, assim você pode continuar tendo prazer sem a possibilidade de contrair o vírus. E também sem transmitir o vírus para outra pessoa.

Não deixe acontecer, se previna!

E caso contrair o HIV, não deixe ele progredir, busque tratamento o quanto antes, pois você também pode ter uma vida saudável. 


Psi. Adriana R. de C. Visioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário