Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres, Sexo e Saúde




De uns tempos para cá, foram realizados e comprovados inúmeros estudos de que o prazer no sexo é uma fonte de muita saúde para o organismo das pessoas, ou seja, gera inúmeros benefícios na vida dela. 


Dentre estes benefícios estão:

  • Sustenta a auto-estima, a mulher cuida mais da sua aparência, se sente mais desejada, mais feliz.
  • Alivia dores de cabeça. O orgasmo libera substâncias, como endorfinas, que atuam no sistema nervoso, relaxando a musculatura.
  • Para algumas mulheres podem aliviar as cólicas pré-menstruais.
  • Melhora o sono.
  • Diminui o estresse.
  • Diminui os riscos de infarto.
  • É uma atividade física, ou seja, queima calorias.
  • Melhora a imunidade.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Atua como prevenção da incontinência urinária.
  • Melhora o humor.

Entre tantos outros benefícios para a saúde das mulheres, e claro que os benefícios também podem ser muito individuais.

Mas para que isto aconteça, ela precisa buscar o sexo como uma fonte de prazer, e não apenas como uma obrigação em satisfazer o outro. 

Vale ressaltar que as mulheres precisam do sexo assim como os homens. E todas as mulheres podem ter prazer e orgasmo na relação sexual. Claro, que com algumas diferenças dos homens, as mulheres demoram um pouco mais para obter o ciclo da resposta sexual completo, ou seja, começar pelo desejo, passando pela excitação, até chegar ao orgasmo, e após isso o organismo retornando de quando ele iniciou, que é a resolução. 

Mas também, não é apenas na hora do sexo que a mulher precisa estimular seu desejo sexual. Antes da primeira fase, que é a fase do desejo, as mulheres precisam se sentir confiantes, seguras, ter admiração e se sentirem admiradas pelo parceiro,  ter afeto desse parceiro, e não apenas na hora do sexo, ou no dia em que irá acontecer, mas a mulher precisa de todo um preparo que compõe o desejo feminino. 

Vou comparar o desejo sexual feminino com os jovens de hoje quando vão à alguma "balada". Normalmente fazem um "esquenta" antes de ir à festa, para chegarem lá animados. Isto acontece também com o desejo da mulher, precisa ter este "esquenta" antes. Mas não digo apenas das preliminares, o que é muito importante, mas todo um comportamento que pode-se ter, desde uma ligação apenas para saber como aquela pessoa está, ou até mesmo uma ligação mais erotizada, demonstrando desejos e vontades, podendo ser também através de mensagens pelo celular, e-mail, enfim... é preciso usar a criatividade. Precisa ter alguma motivação para ajudá-la a pensar em sexo, e no envolvimento sexual do casal. Claro que a mulher também precisa ajudar, se auto-estimulando, pode ser através pensamentos como também a masturbação, que irá ajudá-la a se conhecer melhor, estar muito mais plena de si mesma, conseguindo passar para o parceiro o que e onde a deixa com mais prazer. 

A sexualidade feminina pode ser um pouco mais complexa que a dos homens, pois também envolve questões sócio-culturais, que podem atrapalhar muito esta relação de sexo e do prazer. 

É importante lembrar que para os homens estas questões também são importantes, porem para as mulheres se tornam mais evidentes. 

Mulheres, o sexo frágil? Não! Mulheres, o sexo um pouco complicado, mas nada impossível de se entender, basta querer!

Lembrando sempre que em primeiro lugar, a mulher precisa se entender, ter um auto-conhecimento, estar bem consigo mesma, para depois poder se relacionar de maneira gratificante com o outro, ou seja, a ajuda se torna mútua dentro de um relacionamento.

Este texto foi em especial às mulheres, pelo Dia especial de hoje.

Parabéns à todas as mulheres! 

Psi. Adriana Visioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário