Já escrevi em outros textos sobre conflitos, que todos temos as desavenças no relacionamento, e que a consequência será satisfatória ou não a depender de como o casal irá resolve-las.
Hoje pretendo escrever sobre um método para ajudar o casal a amenizar os desentendimentos que irão surgindo.
Quando o casal enfrenta um conflito, o que pode ajudar é criar regras como método para as discussões, ou seja, "falarem a mesma língua".
É natural encontrarmos duas pessoas com idéias e conceitos diferentes, e também maneiras diferentes de lidar com os conflitos.
Existem pessoas que preferem enfrentar o problema assim que ele se inicia, querem conversar sobre aquilo com a finalidade de resolve-lo logo.
Há também pessoas que preferem deixar o problema para resolver outro dia, em outra ocasião.
Outras já preferem fazer insinuações (indiretas) sobre o que está acontecendo sem falar diretamente sobre o problema.
E algumas também costumam evitar o assunto e a situação.
Agora vocês me perguntam: "Mas qual é a melhor?"
Levando em consideração que evitar o problema pode não apagá-lo, dar indiretas pode ser que o outro não entenda, deixar para outra ocasião o problema pode aumentar, a melhor seria conversar sobre o que está acontecendo, enfrentando a dificuldade. Claro que irá depender da disponibilidade do outro em dialogar sobre aquilo, e por isso, é preciso que o casal entre em acordo de como querem resolver estes conflitos.
A dificuldade tende a aumentar quando as duas pessoas possuem abordagens diferentes, e além do problema gerado no casal, terão mais uma dificuldade, o desencontro da comunicação.
Observar e aprender com o outro pode fazer com que haja um entendimento frente aos desafios. Quando ambos agem da mesma maneira com a finalidade de melhorar a convivência, a tendencia a ter conflitos diminui.
Portanto, conversar sempre é a melhor saída. Encontre no relacionamento o momento em que os dois estejam dispostos a ter um diálogo de qualidade.
O ditado popular que "o tempo cura tudo" pode não ser tão real em algumas situações, principalmente em desentendimentos mal resolvidos no relacionamento. Portanto, encontrar o momento certo e as palavras adequadas para conversar é o segredo para uma convivência a dois agradável.
Criar regras, como por exemplo, nunca irão dormir sem tentar resolver o desentendimento, ou sempre que surgir um problema, vão sentar e conversar sobre, ou também sempre irão deixar para conversar em outro momento que os dois estejam mais calmos. Mas lembre-se que os dois precisam concordar, pois quando um não está satisfeito, ao invés de amenizar o problema, aumenta.
Com compreensão, flexibilidade e tolerância, o diálogo é capaz de resolver conflitos.
Psi. Adriana Visioli
Nenhum comentário:
Postar um comentário