Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Todos os homens traem?

Há algumas décadas, a traição masculina era incentivada pela sociedade, como se fosse da natureza do homem ter outra mulher, e o homem que se negava a este conceito poderia ser visto pela sociedade como menos "macho".


Nesta época, o machismo prevalecia, ou seja, o homem tudo podia, e a mulher nada podia. Até porque se uma mulher traísse seu marido, era mal vista e excluída daquele determinado meio social.

Atualmente, não faz nenhum sentido seguir estes conceitos antigos, pois com o decorrer dos anos tudo foi mudando, e a sociedade foi se aprimorando a estas mudanças. Mudanças estas que gerou na população um pensamento mais aberto, mais livre, a qual todos podemos escolher como queremos agir, com menos julgamentos da masculinidade. 

Não digo que não existem julgamentos, mas que diminuiu consideravelmente. E normalmente as que julgam são as que acreditam que realmente é da natureza do homem trair. Há pessoas "aprisionadas" nestes conceitos do que é ser "macho", conceitos estes ultrapassados e que precisam ser refletidos, afinal, o ser humano está em constante busca do novo, da tecnologia, da inovação, e mesmo assim ainda pensam que é da genética do homem trair?!

A evolução deve seguir não apenas para o homem ficar mais rico financeiramente, mas também rico de aprendizagem, de pensamentos e comportamentos.

A sociedade atual dita algumas regras, mas bem menos severas quando se trata de masculino e feminino, somos livres para escolher sim, mas também responsáveis por essa escolha. Todo nosso comportamento terá consequências, e analisar nossas ações (até antes mesmo de faze-las) poderá valer para evitar consequências indesejáveis.

Por exemplo, o homem que trai sua mulher, e esta descobre, poderá terminar com o relacionamento, e se não for isto o que ele deseja, causará um sofrimento a si próprio.

Muitos se justificam, dizem que todo homem trai, que é da genética do homem olhar e buscar outras mulheres, que o instinto sexual masculino fala muito mais alto do que a consciência. Mas e cade o auto-controle?

Homens e mulheres podem trair na mesma proporção. Não há regras. Mas cada um possui um conceito a respeito da infidelidade, e se para o traído, o que foi feito é considerado traição, se torna muito mais complexo, gerando inúmeros conflitos para o casal.

Portanto, refletir sobre suas ações poderá ajudar a escolhe-las. afinal, se você gosta da mulher que está ao seu lado, e quer continuar com ela, porque trai-la? O que o leva a fazer isso? Está disposto a enfrentar qualquer consequência que virá? O que você deseja, qual seu objetivo futuro?

Pensar nestas questões faz parte de uma maturidade, um enriquecimento pessoal e no relacionamento. As vezes pode ser difícil, principalmente quando não consegue controlar seus comportamentos, prejudicando-o, sendo preciso buscar ajuda de um profissional, podendo valer muito a pena.

Portanto, todo homem trai? A resposta é não.

Afirmar a masculinidade, aumentar e auto-estima, fugir da rotina sexual... podem ser motivos para o homem trair. Só que é possível buscar tudo isso em seu próprio relacionamento, mas claro que o papel da mulher também é importante nesta busca. Ambos são protagonistas.

Homens e mulheres traem por motivos iguais, motivos diferentes, mas é importante lembrar que irá depender do tipo de relacionamento entre este casal, da maturidade de ambos, e da plena consciência do que deseja.

Psi. Adriana Visioli


Um comentário:

  1. Concordo...amei!!! Confio no meu namorado e quero confiar p sempre...assim como ele também pode ter total confiança em mim..bjs

    ResponderExcluir